Abertura da Festa de Jesus das Santas Chagas

24/09/2024 às 11:53

Confira como foi o primeiro dia de celebrações para o evento que aguarda milhares de pessoas do Brasil e do mundo

Nesta segunda-feira (23), começou a IX Festa de Jesus das Santas Chagas, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). Serão sete dias dedicados a celebrar a devoção a Jesus das Santas Chagas. As celebrações da abertura foram marcadas pela recepção dos fiéis que chegam de todas as partes do Brasil. Durante a semana, eles viverão momentos intensos de fé com a participação em Missas, Adorações, Novenas, shows e outras atividades da programação.

A Santa Missa do meio-dia, que abriu oficialmente a Festa de Jesus das Santas Chagas, foi presidida por Padre Jorge Fortunato. Logo no início, ele deu as boas-vindas às caravanas e relembrou a memória litúrgica de São Pio de Pietrelcina, celebrada em 23 de setembro. O Sacerdote mostrou a relíquia de 1º grau, exposta no Santuário, e afirmou quão poderosa é a intercessão do Santo.

“Padre Pio, de forma incansável, ficava horas atendendo confissões e em oração, contemplando Jesus Crucificado. Quando tinha 30 anos de idade, recebeu as Chagas em suas mãos, pés e peito. Certa vez, um dos frades foi lavar o hábito de São Pio e viu que um ombro estava sujo de sangue. São Pio também teve a Chaga dolorosa de Jesus quando Ele carregou a Cruz. Ele acreditou nas Chagas para mostrar a nós que não existe Eucaristia sem ter passado pela Cruz. Não existe santidade sem ter passado pelo sofrimento”, relata Padre Jorge.

Na homilia, Diácono Romulo Canuto, da Arquidiocese de Aracaju (SE), refletiu sobre o Evangelho de Lucas (8,16-18). Segundo ele, uma semana especial começou com a Missa de abertura. Todos os presentes têm um propósito de estarem na celebração, seja para agradecer, seja para pedir a intercessão. “Diante de São Pio e desta Festa, o que você tem a oferecer? A Palavra de Deus manifesta a vitória na sua casa. Não é em vão a sua presença aqui. Por isso, repita: ‘eu vim para estar diante de Ti, diante das Suas Santas Chagas, para entrar a vitória na minha casa’”.

O Diácono também reforçou o exemplo de São Pio. “Talvez nossos olhos não estejam prontos para ver ou os ouvidos para ouvir, mas as glórias já estão sendo manifestadas. Você precisa viver todas as batalhas em Deus. É isso que tem a oferecer. Aprenda com São Pio: ame a Deus, viva o Sacramento e verás a glória d’Ele em sua vida”, finaliza.

Ao final da celebração, Padre Jorge Fortunato ainda leu testemunhos de fiéis que receberam graças de Jesus das Santas Chagas e convidou todos a ajudarem na divulgação da devoção. Uma das formas é por meio do projeto Mensageiros de Jesus das Santas Chagas.

“Precisamos ser Mensageiros desta Obra que evangeliza. Quando você leva Jesus das Santas Chagas a uma casa, leva esperança, paz e perseverança. É uma água pura que sacia nossa sede de fé, de amor e de reciprocidade nos lugares que estamos inseridos. Temos que levar adiante esta devoção para que Ele possa levar adiante a sua transformação. Hoje é o primeiro dia e até domingo poderemos agradecer e colocar nossas vidas à disposição de Cristo”, reforçou o Sacerdote.

Dia de São Pio de Pietrelcina

Nesta segunda-feira (23), além da menção especial ao Santo na Missa de abertura da Festa de Jesus das Santas Chagas, também aconteceu o Especial sobre São Pio de Pietrelcina, com Irmão Emanuel Maria. Fiéis ocuparam o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas para ouvir uma reflexão sobre a história do Sacerdote.

“A vida dele sempre foi muito diferente. Nasceu em uma família pobre. Desde criança via Jesus, Maria e os anjos. Quando Sacerdote, seu ministério era muito simples: celebrava a Missa com amor e confessava as pessoas horas a fio. Era simples, até o momento que algo especial aconteceu”, contou Irmão Emanuel.

O religioso também relatou o momento em que São Pio de Pietrelcina recebeu os estigmas de Cristo: “Ele sentiu o chamado para visitar a gruta de São Miguel e o Monte Gargano, na Itália. Lá, teve uma experiência muito forte: viu Deus e experimentou a Sua graça. O Sacerdote também pediu que pudesse ajudar a Jesus na Sua Paixão. Tempos depois, ele teve a visão de um anjo com as mãos, pés e peito brotando sangue. Então, São Pio se deu conta que suas mãos, pés e peito foram feridos e jorravam sangue. Isso aconteceu todos os dias e pelos próximos 50 anos em que viveu”.

Aos devotos presentes, Irmão Emanuel explicou que o Santo perdia cerca de um copo de sangue todos os dias. Muitas pessoas começaram a duvidar que o fenômeno era verdade. Porém, segundo o religioso, há cinco evidências que permitem afirmar a veracidade dos estigmas: serem nos mesmos lugares das feridas de Jesus; aparecerem instantaneamente; não inflamarem; terem continua hemorragia; e permanecerem inalterados por muitos anos.

“Esse Padre Pio quer dar graças no Céu e quer derramar milagres na sua vida. As chagas dele são sinal do amor de Jesus. O Santo dizia que quem tem confiança, tem a chave para as graças de Deus”, reforçou Irmão Emanuel.

Testemunhos já no 1º dia

A Festa de Jesus das Santas Chagas reúne fiéis de todos os lugares para celebrar a devoção. Além disso, o evento é um momento de agradecimento pelas graças recebidas. Uma delas aconteceu com as irmãs Rosalina e Maria de Fátima dos Santos, de Joinville (SC). Elas vieram com a família para a abertura da Festa com o intuito de agradecer uma cura.

“Em dezembro de 2023, minha irmã Rosalina teve diagnóstico de câncer de mama. Pedi para Jesus das Santas Chagas e Nossa Senhora de Guadalupe intercederem por ela e por mim, para que tivesse forças e pudesse cuidar dela. A graça veio em forma de cura. Hoje estamos no Santuário para testemunhar”, afirma Maria de Fátima.

Rosalina, que estava com um manto sobre a cabeça, nas cores do manto de Jesus das Santas Chagas, deixou o objeto aos pés de Nossa Senhora de Guadalupe, como forma de gratidão: “Atribuo a Jesus das Santas Chagas o dom da minha vida. Hoje estou aqui e posso dizer que fui curada. Graça alcançada, graça testemunhada em Jesus das Santas Chagas”.

De Pará de Minas (MG), Yuri Geraldo Batista é um Mensageiro Líder que sempre marca presença na Festa de Jesus das Santas Chagas. Nesta edição do evento, ele contou uma novidade. “Atualmente, sou Mensageiro com 11 Capelinhas e logo teremos 17. Eu perdi a memória com a Covid-19, foi uma situação difícil, mas prometi que levaria a devoção a todos os cantos da minha cidade. Estamos na área urbana, na área rural e, agora, meditaremos a Palavra do Senhor com nossos irmãos encarcerados. Fiz o cadastro e, a cada 15 dias, estaremos na Unidade Prisional para evangelizar. Vale muito a pena ser Mensageiro”, conta o associado.

O que já está acontecendo e o que vem por aí?

Algumas atrações e atividades já estão disponíveis na Festa de Jesus das Santas Chagas. As confissões podem ser realizadas todos os dias do evento, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para quem deseja conhecer mais sobre uma personalidade querida da Igreja, é possível visitar a exposição dedicada ao Beato Carlo Acutis, um jovem que conquistou o mundo católico com sua devoção à Eucaristia e sua habilidade em usar a internet para evangelizar.

A IX Festa de Jesus das Santas Chagas continua com uma extensa programação durante toda a semana. Nesta terça-feira (24), a partir das 13h, acontece a Contemplação das Santas Chagas de Jesus com Padre Adenilson Santos, além da Consagração e Oração a Jesus das Santas Chagas, com Padre João Marcos Polak. Também tem Terço de Jesus das Santas Chagas com Diácono Romulo Canuto, Adoração ao Santíssimo Sacramento com Frei Renan Barros e Santa Missa Jesus das Santas Chagas com Frei Vilson Rech.

Pela noite, haverá o Encontro dos Mensageiros Líderes das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas, conduzido por Padre Jorge Fortunato no Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas, com a participação presencial e online de Mensageiros Líderes inscritos.

Para mais informações sobre a Festa de Jesus das Santas Chagas, clique aqui. Assista a Missa de abertura no YouTube da TV Evangelizar.