Início do Ano da Madrinha, anúncios especiais e Coroação: confira como foram os últimos dias da IX Festa de Jesus das Santas Chagas

30/09/2024 às 16:02

Programação de sexta e sábado, com encerramento no domingo, agitou o Santuário 

A IX Festa de Jesus das Santas Chagas foi finalizada com chave de ouro, com a participação de cerca de 60 mil pessoas. A programação da semana foi intensa, totalmente dedicada à principal devoção da Associação Evangelizar É Preciso. O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas foi palco de muitas bênçãos e, especialmente nos últimos três dias, momentos de emoção foram vivenciados no local.

A sexta-feira na Festa

O dia 27 de setembro ficou marcado na memória dos fiéis. O público esperava ansioso pela véspera do final de semana, pois Padre Reginaldo Manzotti abriria o Ano de Nossa Senhora do Carmo com uma possível surpresa. A programação iniciou às 7h30 com a Santa Missa, presidida pelo Padre Marlon Cunha. Depois, houve a Novena de Jesus das Santas Chagas e benção com Ícone, com Padre Rafael Vieira e, às 11h30, Padre Reginaldo Manzotti celebrou o 2º dia do Tríduo em Honra a Jesus das Santas Chagas. Na celebração, o Sacerdote cumprimentou os prefeitos de Curitiba e Terra Boa, Rafael Greca e Edmilson Moura, pois o 4º Caminho de Jesus das Santas Chagas foi inaugurado na cidade do noroeste do Paraná, e, como presente, duas imagens do Senhor seriam enviadas por meio de Moura e de Padre Rafael Viera, que concelebrou a Missa.

Em sua homilia, Padre Reginaldo correlacionou o Evangelho do dia (Lucas 9,18-22), com o aniversário de 20 anos do programa “Experiência de Deus”. “Completamos duas décadas do programa de rádio. As emissoras poderiam ter deixado de transmitir quando passou a novidade, mas, ao contrário: agregaram. Somos 1600 emissoras transmitindo simultaneamente. Por quê? Porque não estou lá para pregar a mim. Não sou a mensagem, sou o mensageiro. E a mensagem é Jesus”, disse e complementou com a missão diária que temos de reforçar que Cristo é o centro de nossa vida, assim como fez Pedro ao ser perguntado.

Foto: Felipe Gusso

Em seguida, mencionou a Primeira Leitura (Ec 3,1-11). “Esse texto é muito oportuno. ‘Tempo de colher, tempo de plantar’. Tempo de estarmos aqui no Guadalupe e tempo de estarmos na ‘Terra Prometida’, e esse tempo chegou. Dá até medo da conta que foi feita e será confirmada nesta tarde. Você pode me perguntar se temos o dinheiro. A resposta é não, mas confio em Deus e na ajuda de vocês, que vão tomar posse comigo. Posso contar com vocês?”, perguntou o Sacerdote, que teve o retorno positivo dos fiéis.

A tarde seguiu com a Contemplação das Santas Chagas de Jesus, com Padre Jean Patrik; Consagração e Oração a Jesus das Santas Chagas, com Frei Renan Barros; Terço de Jesus das Santas Chagas, com Padre Jesus Aguiar; Adoração ao Santíssimo Sacramento, com Padre Everson Kloster; Santa Missa, com Padre Rafael Vieira e, por fim, o tão esperado show de Padre Reginaldo Manzotti e convidados.

Louvor e homenagem a Mãe do Carmo

show foi a abertura oficial do Ano de Nossa Senhora do Carmo na Associação Evangelizar É Preciso, em preparação pelos 20 anos da Obra. A homenagem à Madrinha da instituição trouxe consigo a menção a dois doutores carmelitas da Igreja Católica: Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, que reformaram a Ordem do Carmelo e incentivaram ainda mais a devoção a Mãe do Escapulário.

A abertura do show contou com uma introdução da ida do Profeta Elias ao Monte Carmelo, local que foi o berço dos Carmelitas anos depois. Em seguida, Padre Reginaldo Manzotti entoou seus grandes sucessos, incluindo louvores Marianos. “Esta é a espiritualidade do Carmelo que vivo desde os 12 anos de idade. Todos sabem como sou Mariano e meu coração só tem Maria!”, disse o Sacerdote. Ele pediu também a intercessão d’Ela para a queda das muralhas, termo muito usado na Campanha “Terra Prometida”. O público se emocionou e cantou junto sem parar.

Um grande sacramental esteve disposto pelo Santuário, uma metáfora a cobrir os fiéis das bênçãos que Nossa Senhora do Carmo promete a quem usar o Santo Escapulário. “Qual é a mensagem que Ela tem para nós hoje? Que o Escapulário é um sinal de Sua proteção, um caminho a ser seguido, que é revestir-se das virtudes de Deus. Não pode ser visto como um amuleto, mas sim como um avental de serviço. Aqui na Obra Evangelizar estamos sempre com esse avental. Se alguém está com insônia, a TV Evangelizar está lá, por exemplo. É conteúdo católico o tempo todo. Também usamos o Escapulário do serviço prestado por meio da caridade, da ajuda mensal a 10 mil crianças no projeto Abracei”, disse Padre Reginaldo, que recebeu, em seguida, os Freis da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo para um momento devocional.

Foto: Felipe Gusso

Em seguida, Padre Reginaldo Manzotti fez um agradecimento a São Pio de Pietrelcina, a quem o último ano foi dedicado na Associação Evangelizar É Preciso e tanto intercedeu pelos planos da instituição. Entre eles, a “Terra Prometida”, tema do grande anúncio vindo a seguir. “Eu tive essa visão de um lugar, de um centro de evangelização. Entreguei terra aos presentes no Presbitério nas ’24 Horas em oração’ de 2023 e pedi: ‘rezem!’. Ficávamos olhando como Moisés olhava para o Monte Nebo, diante de tantas dificuldades colocadas pelo inimigo. Eu dizia: ‘São Pio, o ano está acabando!’ e eu digo a você, com toda a certeza, de que nesses últimos dias, São Pio colocou a mão e as muralhas foram caindo. Com a intercessão de São Pio, as muralhas caíram!” anunciou o Sacerdote, com muita alegria, ao mostrar as primeiras imagens do terreno da “Terra Prometida”, junto ao primeiro metro de lona do espaço. O público comemorou com fervor.

Sábado de fé

No penúltimo dia da Festa, os fiéis mantiveram a presença no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. O dia começou às 7h30, na Santa Missa com Padre Jesus Aguiar. Depois, Padre Marlon Cunha conduziu a Novena e bênção com Ícone de Jesus das Santas Chagas. Às 11h30, a Santa Missa do 3º dia do Tríduo em Honra a Jesus das Santas Chagas foi presidida pelo Padre Renato Redeson.

A tarde foi marcada pelo momento de Contemplação das Santas Chagas de Jesus com Padre Everson Kloster. Já às 14h, o público lotou o Anfiteatro para o show da Fraternidade São João Paulo II. A programação seguiu com a Consagração e Oração a Jesus das Santas Chagas, no Santuário, com Padre Adenilson dos Santos; Terço de Jesus das Santas Chagas, com Padre Jesus Aguiar e Terço dos Homens, com Padre Jorge Fortunato.

Via-Sacra

O momento mais esperado do sábado começou às 19 horas. Uma procissão com a presença de milhares de fiéis saiu do Santuário e percorreu as ruas do Centro de Curitiba (PR). Padre Reginaldo Manzotti perguntou aos fiéis no início e ao longo da caminhada: “qual a sua motivação e intenção para esta Via-Sacra? Este ano você vai pedir, ano que vem você vai agradecer. O fato de você estar aqui é estar próximo para ser curado e tocado por Jesus. É se colocar diante d’Ele para quando Ele passar, tocar, curar e libertar”.

O Sacerdote também explicou que o momento era a meditação do caminho do Calvário de Jesus e que, lembrando os passos de Nosso Senhor, somos chamados a sermos perseverantes e fiéis até as últimas consequências. “As Chagas Dolorosas de Jesus hoje contempladas, amanhã gloriosas serão exaltadas”.

Foto: Felipe Gusso

Em um momento de gratidão, Padre Reginaldo Manzotti falou sobre a conquista do terreno para a construção da “Terra Prometida” e fez um pedido aos fiéis. “Neste ano seguro-me na emoção por Deus ter-nos dado a ‘Terra Prometida’ e por ontem ter podido proclamar que a temos. É verdade! Ela é uma posse diária a ser tomada. É um projeto para 50, 100 anos e eu vou precisar de você. Sozinho não vou conseguir. Eu vou precisar que você me ajude em 18 parcelas, para primeiro pagar a terra. Quem vai estar comigo? Levante as velas e diga: eu!”, motivou o Padre. “Obrigado, Jesus, por ter-nos dado a ‘Terra Prometida’. Nós iremos deixar para a posteridade um Santuário de Jesus das Santas Chagas!”, exclamou.

Durante a procissão, além de rezar e cantar, os devotos acompanharam a encenação da Paixão de Cristo nos palcos montados pelo caminho. O teatro foi realizado por voluntários. “Quero que vocês saibam: toda a costura foi voluntária, toda a encenação foi voluntária. Tiveram caravanas de Minas Gerais e do Ceará que fizeram parte do povo de Deus usando as roupas. Obrigado a cada um!”, agradeceu Padre Manzotti.

A cada estação, Padre Reginaldo Manzotti fez apelos a Deus por diversas intenções: pelos desempregados; pelos relacionamentos, casais e seus matrimônios; pela Igreja, Papa e todo o Clero; pela purificação das almas; pelos doentes, hospitalizados e cuidadores; pelos dependentes químicos; pela surdez espiritual; pelos casais que desejam o dom da gravidez; pelos deprimidos e por aqueles que estão desistindo de viver; pela conversão do pecadores; pela Associação Evangelizar, associados, voluntários e colaboradores.

Foto: Felipe Gusso

Ao avistar o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, o Sacerdote explicou sobre a relação do local com a instituição. “Nós, como Associação, não sairemos daqui. Celebraremos diariamente e transmitiremos os programas. Este local é uma identidade nossa, mas é hora de dar um passo a mais, Mãe, estendendo este Santuário para a ‘Terra Prometida’. É por Teu Filho! Então nos ajude nas dívidas. Nós pedimos e Deus nos deu. Dai-nos capacidade de honrar tamanha graça”, suplicou à Mãe de Guadalupe.

Com muita emoção, a Via-Sacra encerrou na “15ª estação”, em que Jesus Ressuscitou com a marca das Santas Chagas de Sua Paixão. “Estamos em plena Festa de Jesus das Santas Chagas e, com essa cena final, concluímos a Paixão, Morte, e, principalmente a Ressurreição de Jesus. A Cruz não era o fim, mas o começo. Viva Jesus das Santas Chagas! Viva Jesus Ressuscitado!”, finalizou Padre Reginaldo Manzotti.

Encerramento com muita emoção

O domingo (29), último dia do evento, reuniu milhares de fiéis em celebração emocionante e repleta de testemunhos. O Sol e o calor não impediram que devotos lotassem o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas e o Anfiteatro para agradecer e pedir graças.

O encerramento começou às 7h30 com Adoração ao Santíssimo Sacramento, com Padre Marlon Cunha, e Terço Mariano Meditado. Às 9h, a Santa Missa Dominical e, após, a Novena de Jesus das Santas Chagas foram conduzidas por Padre Renato Redeson. Ao fim da manhã, às 11h, Padre Reginaldo Manzotti celebrou a Santa Missa e enfatizou que a devoção a Jesus das Santas Chagas foi abraçada pela Associação Evangelizar É Preciso há quase 10 anos. O Sacerdote ainda reforçou que é necessário dar um passo à frente para expandi-la com a “Terra Prometida”. “É impossível não perceber a necessidade de alargar as paredes desse Santuário e o lugar de concentração desta devoção”, disse ele.

Na homilia, Padre Manzotti fez uma reflexão sobre a Primeira leitura (Números 11,25-29), em que Josué age em defesa de Moisés que, em contrapartida, questiona se há ciúmes na atitude do homem. Embasado na Palavra, o Sacerdote questiona: “Quantas vezes deixamos de crescer movidos pelo ciúme? Isso é contra o projeto de Deus. Moisés diz ‘quem dera se todo o povo fosse profeta’. Então, para que serve o ciúme se servimos todos ao mesmo Deus? A devoção a Jesus das Santas Chagas deve ser abraçada por todos”.

Foto: Felipe Gusso

Sobre o Evangelho do dia (Marcos 9,38-43.45.47-48), o Padre também relaciona o tema ciúmes e destaca que este sentimento impede que façamos aquilo que Jesus Cristo nos ensina, sem distinção aos irmãos. “As pessoas se apegam tanto a isso que esquecem de dividir com quem precisa. Quando se trata de fazer o bem, amar, dar dignidade, levantar o irmão em suas feridas expostas, não se deve fazer distinção. Estamos na mesma causa: Jesus Cristo. Este sim é um ponto de convergência. Ele diz ‘como pode alguém operar um milagre em Meu nome e depois falar mal de Mim?’ Por que muitas de nossas orações não são atendidas? Pois não estamos conectados a Ele”, finaliza.

Pregações e orações marcaram o restante do dia. Após a Santa Missa, houve Contemplação das Santas Chagas de Jesus, com Frei Vilson Rech. Já às 14h, foi a vez de Padre Everson Kloster subir ao Altar para a pregação sobre as Santas Chagas de Jesus, seguida do Terço de Jesus das Santas Chagas, com Padre Jorge Fortunato.

Às 16h, Padre Jesus Aguiar pregou sobre as Virtudes atribuídas a Jesus das Santas Chagas. Ele iniciou a pregação ao distinguir as virtudes humanas das teologais: “As primeiras dizem respeito à capacidade de fazer algo muito bem. Já as Virtudes teologais provêm das Chagas e vêm por obra do Espírito Santo. Elas nos ensinam a superar as dificuldades. Quando nos deixamos guiar por Ele, não vemos os problemas como algo que tira o sentido de viver, mas como uma oportunidade de tirar um bem maior”.

Foto: Maria Fernanda Mileski

Após, o Sacerdote explica cada uma das Virtudes e finaliza a pregação incitando a todos os fiéis que se guiem pela fé. Para isso, ele relembrou quando Anjo Gabriel apareceu a Maria e quando Jesus Cristo pediu aos Discípulos que andassem em missão. “No começo ficaram assustados, mas quando viram os milagres acontecerem, seus olhos se abriram. Talvez em sua vida você se sinta incapaz. Porém, Deus enviou anjos e amigos para nos levarem ao caminho da fé, pois a partir dela acreditamos que Deus pode atuar em nossas vidas mesmo quando tudo diz ao contrário”, completa.

Testemunho que vem de longe

Glória do Pilar dos Santos e Dione César dos Santos viajaram de longe para participar da Festa de Jesus das Santas Chagas. O casal mora na Nova Zelândia. Lá conheceram a devoção e se tornaram Mensageiros. A fé foi fundamental para que eles superassem momentos difíceis ao construírem suas vidas no país desconhecido. Além disso, também receberam um grande milagre, que agradeceram pessoalmente no evento.

“Tudo o que mais precisamos, buscamos em Jesus das Santas Chagas. Tivemos a graça do nascimento do nosso neto prematuro. Ele ficou quatro meses internado entre a vida e a morte. Os médicos não acreditavam, mas pedimos a Jesus e o impossível se tornou possível. Viemos para agradecer”, relata a associada.

Durante a Santa Missa de encerramento da Festa de Jesus das Santas Chagas, Padre Reginaldo Manzotti recebeu a mamãe Alana e o menino Miguel, que emocionaram a todos com seu testemunho. A mulher contou que compareceu ao evento de 2024 para agradecer a cura do seu filho. “Ano passado, estava aqui pedindo por meu filho e ele internado. O sonho dele era conhecer Padre Manzotti. Faz um ano que pedi e agora voltei com Miguel para agradecer. Fazem oito meses que ele está em remissão da leucemia”, confidenciou.

Após ouvir o testemunho, o Sacerdote clamou à toda a igreja: “São essas experiências de cura que fazem com que Jesus das Santas Chagas esteja entre nós. Isso nos motiva a sermos missionários d’Ele. Amém”.

Coroação

O encerramento da IX Festa de Jesus das Santas Chagas se deu com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por Padre Jorge Fortunato. No momento, o Sacerdote celebrou a presença das centenas de pessoas no Santuário, agradeceu as caravanas e recordou os dias de fé e oração vividos durante a semana. “Quantas emoções vivemos, não é mesmo? Fizemos a nossa reparação da reconciliação. Nossa vida será muito melhor e diferente a partir de hoje, quando voltarmos às nossas casas”, afirmou.

A Santa Missa e Coroação de Jesus das Santas Chagas foram presididas por Padre Reginaldo Manzotti. O Sacerdote chamou outros Padres e Religiosos para participarem e auxiliarem na condução do momento. Durante a solenidade, ele voltou a agradecer todos os fiéis que estiveram presentes na Festa, incluindo aqueles que acompanharam o evento pela Rede Evangelizar de Comunicação. Em sua homilia, retomou o assunto sobre a “Terra Prometida” para reforçar as obras de Deus nas vidas dos fiéis e a confirmação sobre o caminho da evangelização. Tudo isso ancorados pela intercessão de São Pio de Pietrelcina.

Foto: Maria Fernanda Mileski

“Filhos e Filhas, eu propus fazer uma ação de oração rumo à ‘Terra Prometida – as muralhas vão cair’. De repente, apareceram 12 obstáculos que não nos davam certeza sobre a terra avistada. Então, São Pio fez com que as muralhas caíssem. Foi uma manifestação divina e, na última sexta-feira, pude partilhar com vocês a notícia: nós temos a ‘Terra Prometida!’ É neste clima que abrimos o 19° ano da Associação Evangelizar É Preciso com a Nossa Mãe querida: Nossa Senhora do Carmo”, contou o Sacerdote.

Na continuação da homilia, Padre Reginaldo pediu a oração e a parceria dos fiéis pelo fortalecimento deste sonho. “São 18 meses para pagar a ‘Terra Prometida’. Temos dinheiro? Não temos. Mas sei o quanto você vai ajudar. Em 18 meses, quitaremos e tomaremos posse dela. A história está diante dos nossos olhos, acontecendo. Você faz parte disso”, completou.

Ao final da celebração, os fiéis assistiram, emocionados, à Coroação de Jesus das Santas Chagas, que finalizou a Santa Missa de encerramento da Festa.

Deseja conferir o que aconteceu nos outros dias da IX Festa de Jesus das Santas Chagas? Leia aqui e veja mais no YouTube da TV Evangelizar.